terça-feira, 31 de março de 2009

Bu


"And all together it went well

We made pretend we were best friends
Then she said, "Oh, I can wait"
They ordered me to make mistakes
Together again like the beginning
It all works somehow in the end
The things we did, the things you hide

Are for the record, it's between you and I"

(já que não me estavas a ligar nenhuma no coisinho...)

:D

segunda-feira, 30 de março de 2009

giant (1956)

"You sure do look pretty, Miss Leslie. Pert nigh good enough to eat!"

domingo, 29 de março de 2009

before sunrise (1995)

"Daydream delusion, limousine eyelash
Oh baby with your pretty face
Drop a tear in my wineglass
Look at those big eyes
See what you mean to me
Sweet-cakes and milkshakes
I'm a delusion angel
I'm a fantasy parade
I want you to know what I think
Don't want you to guess anymore
You have no idea where I came from
We have no idea where we're going
Lodged in life
Like branches in a river
Flowing downstream
Caught in the current
I carry you
You'll carry me
That's how it could be
Don't you know me?
Don't you know me by now?"

"I believe if there's any kind of God it wouldn't be in any of us, not you or me but just this little space in between. If there's any kind of magic in this world it must be in the attempt of understanding someone sharing something. I know, it's almost impossible to succeed but who cares really? The answer must be in the attempt."

"You know what I want?
What?
To be kissed.
Well I can do that."

sábado, 28 de março de 2009

amores perros (2000)

"Si quieres hacer reír a dios cuéntale tus planes."

sexta-feira, 27 de março de 2009

Dia Mundial do Teatro

"Todas as sociedades humanas são espectaculares no seu quotidiano, e produzem espectáculos em momentos especiais. São espectaculares como forma de organização social, e produzem espectáculos como este que vocês vieram ver. Mesmo quando inconscientes, as relações humanas são estruturadas em forma teatral: o uso do espaço, a linguagem do corpo, a escolha das palavras e a modulação das vozes, o confronto de ideias e paixões, tudo que fazemos no palco fazemos sempre em nossas vidas: nós somos teatro! Não só casamentos e funerais são espectáculos, mas também os rituais quotidianos que, por sua familiaridade, não nos chegam à consciência. Não só pompas, mas também o café da manhã e os bons-dias, tímidos namoros e grandes conflitos passionais, uma sessão do Senado ou uma reunião diplomática – tudo é teatro. Uma das principais funções da nossa arte é tornar conscientes esses espectáculos da vida diária onde os atores são os próprios espectadores, o palco é a plateia e a plateia, palco. Somos todos artistas: fazendo teatro, aprendemos a ver aquilo que nos salta aos olhos, mas que somos incapazes de ver tão habituados estamos a olhar. O que nos é familiar torna-se invisível: fazer teatro, ao contrário, ilumina o palco da nossa vida quotidiana. (…)Vinte anos atrás, eu dirigi Fedra de Racine, no Rio de Janeiro. O cenário era pobre; no chão, peles de vaca; em volta, bambus. Antes de começar o espectáculo, eu dizia aos meus actores: - "Agora acabou a ficção que fazemos no dia-a-dia. Quando cruzarem esses bambus, lá no palco, nenhum de vocês tem o direito de mentir. Teatro é a Verdade Escondida". Vendo o mundo além das aparências, vemos opressores e oprimidos em todas as sociedades, etnias, géneros, classes e castas, vemos o mundo injusto e cruel. Temos a obrigação de inventar outro mundo porque sabemos que outro mundo é possível. Mas cabe a nós construí-lo com nossas mãos entrando em cena, no palco e na vida. Assistam ao espectáculo que vai começar; depois, em suas casas com seus amigos, façam suas peças vocês mesmos e vejam o que jamais puderam ver: aquilo que salta aos olhos. Teatro não pode ser apenas um evento – é forma de vida!
Actores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma!"

Augusto Boal
Mensagem Internacional do Teatro 2009

quinta-feira, 26 de março de 2009

captain corelli's mandolin (2001)

"Love itself is what is left over, when being in love has burned away."

quarta-feira, 25 de março de 2009

patrenga

Barbarapédia - Aquelas coisas são quatro autocarros ou camionetas?
Patrenga - São camionetas Moisés. Vêm cheias de animais, não é?

Até eu, que não sou baptizada nem me vou casar pela Igreja, sei distinguir Noé de Moisés, mas pronto --'

Hoje é a minha vez de te agradecer os gelados, as pastilhas, as mousses de manga, os bocadinhos de panado ou de croissant, a companhia, as brincadeiras, as estupidezes que aprendi contigo. Hoje é a minha vez de te agradecer por tudo, desde o primeiro dia até hoje, e de hoje para sempre, espero.

Grandes amizades podem ser feitas destas pequenas coisas que nós temos andado a semear pelo caminho desde que nos conhecemos, sabias?
Posso ser a vossa Barbarapédia particular, mas tu, a partir de hoje, vais passar a ser a minha Patrenga. E eu gosto beaucoup beaucoup de ti <3

segunda-feira, 23 de março de 2009

sujet libre

Le enchantement se tourne contre le sorcier: autant de fois nous avons demandé au professeur d'écrire une composition libre et, maintenant, quand elle nous demande de faire cela, les idées volent et on ne sait pas sur quoi on va écrire.
Je me rappelle un ami qui a eu le même problème quand nous étions au 6ième année: le professeur nous a demandé d'écrire sur ce que nous voulions et il était sans idées... La resolution de son problème a été très simple: il a écrit sur la manque d'imagination. Tout le monde a aimé son texte.
Cependant, écrire sur le même sujet en français est plus difficile. Maintenant, le plus grand problème est partager l'utilisation de l'unique dictionnaire de portugais-français parce que tout le monde veut écrire sa composition et, ou il leur manque l'inspiration, ou il leur manque des mots. Je regarde le titre me mon texte, "Sujet libre", mais je ne sens pas libre. Toutes mes idées sont un peu conditionées et je ne cesse pas de penser que ce sujet est probablement le sujet le plus stupide dans le monde.
Derrière moi, le professeur dit "liberté de choix"... La liberté est vue comme un des droits les plus importants et essenciaux de l'homme: liberté de choix, liberté d'expression, liberté de faire ce que je veux. On veut être libre, toujours, ou c'est pas vrai?
La sonnette va sonner dans quelquer minutes et, enfin, je comprends. Tout le monde a besoin de voir sa liberté reconnue mais l'idée d'être complètement libre nous fait peur. On préfère ne pas choisir et ne pas être responsable de ce qu'on fait. Sujet libre? Oui, cela nous fait peur.

Cours de français, 12-03-09

domingo, 22 de março de 2009

just like heaven

Show me how you do that trick
The one that makes me scream he said
The one that makes me laugh he said
And threw his arms around my neck
Show me how you do it
And I promise you I promise that
I'll run away with you
I'll run away with you

Spinning on that dizzy edge
I kissed his face and kissed his head
And dreamed of all the different ways I had
To make him glow
Why are you so far away, he said
Why won't you ever know that I'm in love with you
That I'm in love with you

You, soft and only
You, lost and lonely
You, strange as angels
Dancing in the deepest oceans
Twisting in the water
You're just like a dream
You're just like a dream

Daylight licked me into shape
I must have been asleep for days
And moving lips to breathe his name
I opened up my eyes
And found myself alone alone
Alone above a raging sea
That stole the only boy I loved
And drowned him deep inside of me

You, soft and only
You, lost and lonely
You, just like heaven

Katie Melua

sábado, 21 de março de 2009

james dean (1931 - 1955)


"Dream as if you'll live forever. Live as if you'll die today."

sexta-feira, 20 de março de 2009

quarta-feira, 18 de março de 2009

terça-feira, 17 de março de 2009

paraíso

"Deixa ficar comigo a madrugada,
para que a luz do Sol me não constranja.
Numa taça de sombra estilhaçada,
deita sumo de lua e de laranja.

Arranja uma pianola, um disco, um posto,
onde eu ouça o estertor de uma gaivota…
Crepite, em derredor, o mar de Agosto…
E o outro cheiro, o teu, à minha volta.

Depois, podes partir. Só te aconselho
que acendas, para tudo ser perfeito,
à cabeceira a luz do teu joelho,
entre os lençóis o lume do teu peito…

Podes partir. De nada mais preciso
para a minha ilusão do Paraíso."

David Mourão-Ferreira

segunda-feira, 16 de março de 2009

para sempre

"Uma palavra. Disse-a. Amo-te - uma palavra breve. Quantos milhões de palavras eu disse durante a vida. E ouvi. E pensei. Tudo se desfez. Palavras sem inteira significação em si, o professor devia ter razão. Palavras que remetiam umas para as outras e se encostavam umas às outras para se aguentarem na sua rede aérea de sons. Mas houve uma palavra - meu Deus. Uma palavra que eu disse e repercutiu em ti, palavra cheia, quente de sangue, palavra vinda das vísceras, da minha vida inteira, do universo que nela se conglomerava, palavra total. Todas as outras palavras estavam a mais e dispensavam-se e eram uma articulação ridícula de sons e mobilizavam apenas a parte mecânica de mim, a parte frágil e vã. Palavra absoluta no entendimento profundo do meu olhar no teu, palavra infinita como o verbo divino. Recordo-a agora - onde está? Como se desfez? Ou não desfez mas se alterou e resfriou e absorveu apenas a fracção de mim onde estava a ternura triste, o conforto humilde, a compaixão. Não haverá então uma palavra que perdure e me exprima todo para a vida inteira? E não deixe de mim um recanto oculto que não venha à sua chamada e vibre nela desde os mais finos filamentos de si? Uma palavra. Recupero-a agora na minha imaginação doente. Amo-te. Na intimidade exclusiva e ciumenta do nosso olhar mútuo e encantado. Fecha-nos o lençol na claridade difusa do amanhecer, estás perto de mim no intocável da tua doçura. Frágil de névoa. Fímbria de sorriso e de receio, de pavor, no meu olhar embevecido. Uma palavra. A primeira que em toda a minha vida me esgotou o ser. A que foi tão completa e absorvente, que tudo o mais foi um excesso na criação. Deus esgotou em mim, na minha boca, todo o prodígio do seu poder. Ao princípio era a palavra. Eu a soube. E nada mais houve depois dela."
Vergílio Ferreira

sábado, 14 de março de 2009

lolita (1962)

"I want you to live with me and die with me and everything with me!"


"Do you always have to shave twice a day?
Yes, of course, because all the best people shave twice a day."

sexta-feira, 13 de março de 2009

mas a questão é como

"Eu apenas quero ir lá para cima, espetar-lhe um longo e demorado beijo e gritar bem alto do cimo do topo daquela Torre Eiffel, de onde, em sonhos, se vê Veneza, que a amo do fundo mais longínquo do meu coração."

quinta-feira, 12 de março de 2009

they shoot horses, don't they? (1969)


"Maybe it's just the whole world is like central casting. They got it all rigged before you ever show up."

quarta-feira, 11 de março de 2009

a insustentável leveza do ser

"Não há forma nenhuma de se verificar qual das decisões é melhor porque não há comparação possível. Tudo se vive imediatamente pela primeira vez, sem preparação como se um actor entrasse em cena sem nunca ter ensaiado. Mas o que vale a vida se o primeiro ensaio da vida é já a própria vida?"
Milan Kundera

terça-feira, 10 de março de 2009

my blueberry nights (2007)

"How do you say goodbye to someone you can't imagine living without? I didn't say goodbye. I didn't say anything. I just walked away."


you just walked away.

domingo, 8 de março de 2009

almost famous (2000)

"Look - you should be happy for me. You don't know what he says to me in private. Maybe it is love - as much as it can be..."

"Let's deflower the kid."

"Never take it seriously, you never get hurt. Never get hurt, you can always have fun. And if you ever get lonely, you just go to the record store and visit all your friends."

sábado, 7 de março de 2009

maybe this time

Maybe this time, I'll be lucky
Maybe this time, he'll stay
Maybe this time
For the first time
Love won't hurry away

He will hold me fast
I'll be home at last
Not a loser anymore
Like the last time
And the time before

Everybody loves a winner
So nobody loved me
'Lady Peaceful,' 'Lady Happy',
That's what I long to be
All the odds are in my favor
Something's bound to begin
It's got to happen, happen sometime
Maybe this time I'll win
Liza Minnelli

quinta-feira, 5 de março de 2009

parabéns pita joanica

je t'adore muito pouco

terça-feira, 3 de março de 2009

Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido? Entreguei-me, terás percebido?

segunda-feira, 2 de março de 2009

love me or leave me

Love me or leave me and let me be lonely
You won't believe me but I love you only
I'd rather be lonley than happy with somebody else

You might find the night time the right time for kissing
but night time is my time for just reminiscing
Regretting instead of forgetting with somebody else

There'll be no one unless that someone is you
I intended to be independently blue

I want your love, but I don't wanna borrow
To have it today and to give back tomorrow
My love is your love
There's no love for nobody else
Frank Sinatra

domingo, 1 de março de 2009

quié quiá mais?

Encontrei cá em casa um DVD com uma pasta de fotos que dizia "peça dos putos". Putos, nós? Se vocês soubessem...
Somos só quatro pessoas. Quatro pessoas num quarto à tardinha.

"Eu sou teu e tu és minha
E todos, todos nós somos
De quem gostar muito de nós."