quarta-feira, 2 de setembro de 2009

por favor, não matem a cotovia

"O segundo ano era uma seca, mas o Jem garantiu-me que quanto mais eu crescesse, melhor seria a escola, que ele tinha começado da mesma forma que eu e só quando se chagava ao sexto ano é que se aprendia alguma coisa com valor. O sexto ano parecia agradar-lhe desde o início: passou por um breve Período Egípcio que me confundia... andava sempre a tentar caminhar com os pés chatos, colocando um braço à frente e outro atrás das costas, com um pé atrás do outro. Dizia que os egípcios andavam daquela forma; eu respondi-lhe que se eles andassem assim não percebia bem como é que tinham conseguido fazer alguma coisa de jeito, mas o Jem disse que eles já tinham feito mais do que algum dia os americanos iam ser capazes de fazer, que tinham inventado o papel higiénico e o embalsamento perpétuo e perguntou-me onde é que estaríamos se não tivessem inventado isso. O Atticus disse-me que se eu apagasse os adjectivos, acabaria por descobrir os factos."
"Queria que visses o que é a verdadeira coragem, em vez de pensares que a coragem é um homem com uma arma nas mãos. Coragem é sabermos que estamos vencidos à partida, as recomeçar na mesma e avançar incondicionalmente até ao fim. Raramente se ganha, mas às vezes conseguimos."
Harper Lee

Sem comentários: