sábado, 21 de fevereiro de 2009

minha boneca, minha melhor amiga

Um abraço de melhor amiga, há quanto tempo não sei o que isso é? Há quanto tempo não o sabes, tu? Tens saudades? Ou já encontraste alguém que te saiba dar o carinho incondicional que eu te dava? Espero que tenhas encontrado. Mereces, mesmo apesar de me teres deixado. Minha boneca de pele e osso, olhos de botão brilhantes, sorriso cravado na pele, cabelo de lã com cheiro a hortelã-pimenta. Minha boneca, minha melhor amiga. Há alguém que precise ainda de dormir agarrada a ti num beliche minúsculo ou numa cama de dossel? Como eu precisava. Agora não, já não. Já adormeço à noite só com os meus peluches sem vida. Cresci.
Abraço de melhor amiga. À porta da escola, logo às oito e meia da manhã. Ao fim do dia, depois de gelados, bolachas e chupa-chupas, num abraço doce e familiar. No vão de uma escadas ou num corredor escuro, a calar lágrimas e sufocar medos. Nos sítios do costume ou longe, bem longe de casa. Ou longe, bem longe de nós. Entre gargalhadas e segredos de purpurinas. Abraço embrulhado em veludo e cetim ou atirado num avião de papel numa sala de aula. Abraço quente, fresco, eterno, efémero.
Vivia agarrada a ti, como uma criança que dorme agarrada à sua boneca preferida. Andava contigo pela mão, pela rua e pelos corredores; sentava-te à minha mesa com bolos e biscoitinhos e contava-te a minha vida; penteava-te os cabelos e fazia de ti uma princesa. Mas cresci, e tu cansaste-te de mim. Irónico, não é? A minha própria boneca, de trapos e pedras preciosas, cansar-se de mim, da sua dona. Apesar de tudo, não me queixei quando me disseram que tinha que te largar, minha boneca e melhor amiga, porque uma menina grande já não podia depender assim tanto de uma boneca. Cresci. Pus-te de lado, é verdade, mas percebo agora que só o fiz muito tempo depois de tu te teres desligado de mim. De que me posso eu queixar? Meninas a precisar de bonecas e melhores amigas para a vida toda há muitas… Bonecas a precisar de meninas, não. E uma noite, larguei-te. Cresci. Já não preciso de ti. Minha boneca, minha melhor amiga.